A cidade

Local privilegiado, próximo a diversas
opções de compras e lazer

Volta Redonda é uma cidade industrial e residencial com fácil acesso pela Rodovia Presidente Dutra e também pela BR 393.

A presença da Usina Presidente Vargas – CSN, com seus 5,1 Km de extensão, é o principal atrativo econômico da região, gerando aproximadamente 17 mil visitantes por ano, ocasionando desenvolvimento e contribuindo para o turismo regional.

No município vale destacar como pontos turísticos as áreas de proteção ambiental que preservam parte da floresta da Serra do Mar, além da presença de monumentos históricos que fazem parte da memória da cidade.

Cidades próximas:

Barra Mansa/RJ (10km)

aproximadamente 22 min. de carro

Resende/RJ (48km)

aproximadamente 1 hora de carro

Penedo/RJ (59km)

aproximadamente 1 hora de carro

Barra Mansa/RJ (10km)

aproximadamente 22 min. de carro

Resende/RJ (48km)

aproximadamente 1 hora de carro

Penedo/RJ (59km)

aproximadamente 1 hora de carro


Pontos Turísticos

Companhia Siderúrgica Nacional - CSN

A CSN foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946. A usina é um marco no processo brasileiro de industrialização, pois foi a primeira produtora de aço do país.

Monumento 500 anos

O monumento está localizado na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado. Nele podem ser encontradas informações sobre a história do município. Foi inaugurado durante as comemorações do aniversário de Volta Redonda em julho de 1999.

Memorial 9 de novembro

O Memorial 9 de Novembro, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado no dia 1º de maio de 1989, na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, em homenagem aos três operários da CSN (William, Walmir e Barroso), mortos durante conflito com as tropas do Exército, que aconteceu na greve dos operários em 1988.

Clube Recreio dos Trabalhadores

O Clube Recreio dos Trabalhadores está localizado em frente ao Seleto Hotel no bairro Santa Cecília na Rua 21. Ele é o maior clube esportivo e social de Volta Redonda. O local recebe associados e visitantes e dispõe de diversos espaços para práticas esportivas e lazer.

Mercado Popular

O mercado popular situa-se na Vila Santa Cecília. A construção em alvenaria e estrutura metálica abriga 92 quiosques comerciais e uma praça de alimentação, com diversas lanchonetes, que funcionam todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Jardim Zoológico Municipal

Fundado em 1981, possui uma área verde de 150 mil m2 de extensão, 400 animais de 100 espécies distintas, playground, quiosques, cantina, museu com animais empalhados ou formolizados totalizando 100 peças expostas, além de biblioteca e amplo estacionamento de carros e motos.

Estádio General Sílvio Raulino De Oliveira

Está localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, também conhecido como “Raulino” e ultimamente como “Estádio da Cidadania”. É o primeiro estádio do Brasil a abrigar um complexo de esportes, lazer, saúde e educação, tendo capacidade para 21 mil espectadores.

Igreja Santa Cecília

A Igreja Santa Cecília foi construída em 1943 pela CSN e possui uma vista privilegiada da cidade. É o local ideal para celebrações de casamentos na região.

Ilha São João

É o maior ginásio poliesportivo da cidade com capacidade para receber 3.500 pessoas. Conta com um pavilhão de 5.120 m2 para grandes eventos, feiras e exposições. É também sede da única escola pública de Hipismo do Brasil.

Obelisco em homenagem a Getúlio Vargas

O obelisco se encontra ao fundo da Praça Brasil, foi criado com a finalidade de homenagear Getúlio Vargas, o presidente brasileiro. O obelisco pesa mais de 900 toneladas de granito, com 27 metros de altura, em formato quadrangular, possuindo em sua base um relevo com representação de momentos da siderurgia.

Praça Brasil

Localizada no bairro Santa Cecília, a praça foi inaugurada em 24/01/57 por Juscelino Kubitschek de Oliveira. Na praça existem 4 estátuas: a de Getúlio Vargas, a de homenagem ao General Edmundo de Macedo Soares e Silva, idealizador e construtor de Volta Redonda, a do Trabalhador e a homenagem aos engenheiros e técnicos que orientaram a construção da Usina.